VW reafirma importância do Gol; confira cronologia
Luís Perez
Prestes a lançar uma reformulação do Gol (leia aqui), a Volkswagen começa a soltar em “pílulas” material em que ressalta a importância do modelo para a marca e para a indústria automobilística brasileira. Tendo perdido a liderança para o Fiat Palio em 2014, o mote da empresa é que o modelo é o mais vendido, produzido e importado na história do Brasil.
Sua família formada também pelo sedã Voyage, pela picape Saveiro e pela perua Parati supera 11 milhões de unidades produzidas. São 7,8 milhões de Gols, 1,4 milhão de Voyages, 1,1 milhão de Saveiros e 925 mil Paratis. Mais de 1,3 milhão de unidades foram exportadas para 66 países.
A seguir, um histórico do Gol
1980: nasce o Gol, como substituto do Fusca
1982: formada uma família, com Voyage, Parati e Saveiro
1984: ganha a versão esportiva GT
1987: assume a liderança de vendas no Brasil
1988: é o primeiro carro com injeção eletrônica no país (Gol GTI)
1994: lançado o Gol “Bolinha”, sua segunda geração
1999: modelo é renovado na terceira geração
2001: com 3,2 milhões de unidades, Gol ultrapassa vendas do Fusca
2003: primeiro carro flex da indústria brasileira
2005: lançada a quarta geração, com linhas mais limpas
2008: modelo é totalmente renovado em sua quinta geração
2013: modelo alcança 27 anos consecutivos na liderança, mas a perde para o Fiat Palio
2015: líder na Argentina, modelo completa 35 anos