Blog do Luís Perez

Arquivo : setembro 2017

​O próximo culpado
Comentários Comente

Luís Perez

Fala-se muito sobre a necessidade de o jornalista se reinventar. Mas isso acontece em todas, absolutamente todas as profissões. As petições eletrônicas mudaram as estruturas dos escritórios de advocacia, a rotina dos advogados e até a necessidade destes de ter estagiários. Os aplicativos de transporte mudaram a vida dos taxistas e estão barateando até os estacionamentos dos bairros que concentram as baladas das grandes cidades.

Essa mesma tecnologia permitiu que a informação voasse de forma instantânea. Outro dia, não lembro exatamente qual foi o caso, mas acho que o atropelamento de um ciclista, alguém começou no Facebook: “O carro X atropelou um ciclista na rua tal, a placa é Y”. Após reações de ódio e xingamentos, outro continuou: “Já levantei as informações, esse cara é Fulano de Tal e mora na rua Z”.

Foram então ao longo do post destrinchando a ficha de uma pessoa, publicando nas redes sociais nome completo, endereço, local de trabalho e muitas, muitas outras informações e, ao mesmo tempo, semeando o ódio. Além disso, mais do que sugerido, convocando ao linchamento do suposto atropelador. Veja em: a partir DA PLACA! Agora imagine que esse atropelador tivesse a placa do carro clonada e esta fosse a do seu carro… Ou até que fosse um familiar com seu automóvel emprestado.

Que tal deixar que as autoridades competentes investiguem e cheguem ao culpado de fato antes de fazer uso do “tribunal da internet”?

Não a próxima vítima, mas “o próximo culpado” pode ser você.

Publicado originariamente no “Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva”


< Anterior | Voltar à página inicial | Próximo>