Blog do Luís Perez

Viva! Boris Feldman celebra 50 anos de jornalismo

Luís Perez

O ano era 1966. O então estudante de engenharia da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) Boris Feldman escrevia sua primeira coluna sobre automóveis para a sucursal mineira do jornal “Última Hora”, o que lhe valeu elogios do editor, que percebeu a linha jornalística seguida até hoje, capaz de unir conhecimento técnico, sinceridade e polêmica.

Nesta quarta (26), Boris lança o portal Autopapo.com e autografa o livro “Noiva Mecânica – Crônicas Ligeiras Sobre Rodas” em festa para convidados, no restaurante Iulia, no Jockey Club de São Paulo. O evento marca a migração do renomado jornalista para o digital após 32 anos no comando do caderno Veículos de “O Estado de Minas”.

Segundo ele, o diferencial do portal será a análise crítica e imparcial dos automóveis e a prestação de serviços, com orientações simples e didáticas para aproximar qualquer pessoa, com conhecimento ou não, do dia a dia de seu carro.  “O portal será atualizado de hora em hora, terá testes e comparativos e colunistas, em texto, áudio e vídeo”, conta.

O jornalista Boris Feldman, que lança livro e portal

O jornalista Boris Feldman, que lança livro e portal

A seguir, algumas curiosidades sobre Boris Feldman

– Em 1967 Boris foi voluntário em Israel, após a Guerra dos Seis Dias. Trabalhou no deserto do Sinai e em kibutz, como motorista de caminhão e colhendo frutas.

– Na faculdade de Engenharia Elétrica na UFMG, foi professor de matemática, para sustentar sua paixão por corridas – pilotava um DKW amarelo.

– Participou de diversas corridas de carros antigos, como a Mille-Miglia, na Argentina e Itália, a “London to Brighton”, na Inglaterra, e a Monterey Historic Car Races na Califórnia (EUA).

– Como jornalista do Jornal de Minas, fez a cobertura da Fórmula 1 na Europa.

– Em 1970 competiu nos 500 Km de Belo Horizonte, tendo Emerson Fittipaldi como companheiro de equipe. Ambos pilotaram um Ford Corcel na prova disputada no entorno do Estádio do Mineirão.

– Trabalhou como engenheiro por 20 anos, para a Metal Leve S.A e foi gerente regional em Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal.

– Colecionador de carros antigos europeus e nacionais, seu xodó é o GT Malzoni, 1966, “avô” do Puma VW.

– Seu primeiro carro antigo foi um Ford T, de 1926, comprado do presidente na Metal Leve S.A., Dr. José Mindlin.

– Engenheiro elétrico de formação, tem pós-graduação em Engenharia Econômica, pela PUC-MG, e também se graduou em Comunicação Social, em 1984, pela FAFI-BH.

Além de excepcional jornalista, Boris é uma tremenda inspiração. Além do quê, nosso encontro e suas palavras de incentivo quando nos encontramos no Salão de Paris deste ano, foram extremamente importantes para este blogueiro.

Vida longa a Boris e suas novas empreitadas!