Blog do Luís Perez

Eu não nasci de óculos, eu não era assim…

Luís Perez

Fiquei muito surpreso ao ser convidado pela Zeiss, como blogueiro, a vir até Berlim para testar lentes de óculos. Isso mesmo! Os testes a que estou acostumado são os de carro. Nem sequer usava óculos! Tenho astigmatismo em um grau bem leve, coisa de 0,75 na vista direita e 0,50 na esquerda, de modo que o oftalmologista já me disse que o uso é opcional.

A Zeiss é conhecidíssima, sobretudo por fotógrafos, amantes de imagens deslumbrantes. No entanto, a empresa faz muito mais do que isso. Eu nunca havia me ligado em marcas de lentes. Depois de escolher a armação e passar a receita atualizada, recebi meu par de óculos ainda no Brasil, no aeroporto, prestes a embarcar para a Alemanha. Tirei para viajar e tornei a colocá-los nesta terça (6), o dia intensivo de testes no desativado aeroporto Tempelhof.

Não, não estou sendo remunerado para falar bem das lentes. Tampouco para postar (e olha que postei muito!) detalhes da viagem nas redes sociais. Só o fiz porque foi o combinado com a empresa, como blogueiro e viciado em redes sociais que sou. Confesso que me senti desconfortável com os óculos. Falta de costume.

Mas, pouco mais de uma hora depois de estar usando óculos, dei conta de que, apesar de uma deficiência bem leve, passei a enxergar bem melhor. Não mudou minha vida como mudou a de minha filha, Júlia, 7, que tem oito graus de hipermetropia. Porém mostrou que a experiência de conduzir pode ser aperfeiçoada.

Testes na pista mostraram eficácia nas novas lentes

Testes na pista mostraram eficácia nas novas lentes

Logo eu, que simplesmente não usava óculos!

Logo eu, que simplesmente não usava óculos!

As situações a que fomos submetidos, sobretudo nos testes de direção defensiva na pista (e olha que foram emocionantes…), conduzidas por uma equipe especializada da Mercedes-Benz, serviram para mostrar a que vieram as novas lentes. Elas tornam a visão mais nítida, tanto dentro do habitáculo quanto na estrada, diminuem os efeitos do ofuscamento provocado pelo farol de um carro em sentido contrário e amenizam a falta de luminosidade (a reportagem pode ser lida aqui).

Ao final do dia, fiquei convencido de que vale a pena pensar em detalhes assim para aumentar a segurança no trânsito.

#ZEISSDriveSafe #CarpressEmBerlim #BlogDoLuisPerez #SegurançaABordo #Carpress #Presstrip