Blog do Luís Perez

Aplicativo de táxi: motorista cobra por corrida não realizada

Luís Perez

Você usa aplicativos para táxis? Eu uso muito. Na tarde do dia 25 de fevereiro (aquela quarta-feira em que caiu o mundo em São Paulo), pedi um táxi ao lado do metrô Vila Madalena. Estava “escondido” sob a cobertura da drogaria Farto. Pedi um táxi pelo aplicativo 99Taxis. O telefone dizia que ele estava chegando, chegando… Até que só vi o táxi se distanciar. Foi embora.

Não é que hoje chega uma tentativa de cobrança de R$ 15 por um analista do serviço? Pois é. Para completar a corrida, que seria paga com PayPal, eu teria de incluir no smartphone do taxista os três primeiros dígitos do meu CPF, o que obviamente não fiz, pois ele foi embora.

Mas é muita cara de pau querer cobrar agora. Vale uma reclamação formal para o serviço do aplicativo, bem como uma queixa no serviço 156 da prefeitura.

99Taxis: tentativa de cobrança irregular

99Taxis: tentativa de cobrança irregular

Detalhe: a Central de Atendimento do 99Taxis é um 0300, ou seja, um serviço que EU tenho de pagar para usar. Absurdo

Em vez disso, entrei no aplicativo, reprovei a conduta do taxista e veja a resposta que recebi: “Provavelmente deve ter acontecido o envio do recibo por engano. Entraremos em contato com o taxista para adverti-lo. Por favor, ignore o recibo e caso isso ocorra novamente, nos informe para que possamos advertir o taxista ou bloqueá-lo em caso de frequência. Taxistas que não seguem corretamente o sistema recebem punições e podem ser bloqueados do uso do aplicativo”.

PS – A assessoria de imprensa da 99Taxis entrou em contato posterior e solicitou que fosse feito o esclarecimento que segue: “Conforme esclarecido pela 99Taxis, o e-mail recebido após a corrida era uma confirmação de segurança, uma vez que o sistema verificou que esta não foi finalizada com o CPF correto e sinalizando que sem a digitação do código de segurança não tem como o valor ser cobrado de sua conta Pay Pal, mesmo que o taxista coloque um valor para a corrida. Serão tomadas as devidas providências na orientação e punição ao taxista. Como um pedido de desculpas, enviaremos um cupom de descontos para você aproveitar em futuras corridas de táxis”.

Recebi um voucher de R$ 15. Questionei se ele estaria sendo concedido em razão da minha condição de jornalista. Segundo a assessoria, a resposta é não. ''Todos os usuários que passam por algum problema o recebem.''